Warning: Use of undefined constant HTTP_USER_AGENT - assumed 'HTTP_USER_AGENT' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/besptimesoffice/www/blog/zwp-fqleh on line 1
Saia do sufoco: veja como fazer a organização de tempo no trabalho - Blog Times Office Saia do sufoco: veja como fazer a organização de tempo no trabalho - Blog Times Office

Saia do sufoco: veja como fazer a organização de tempo no trabalho

4 minutos para ler

A organização de tempo no trabalho pode ser bastante desafiadora, especialmente para os gestores que sempre têm que lidar com um grande volume de funções e de tarefas.

Se você já teve, em algum momento, aquela sensação de “falta de tempo”, isto é, quando parece que não dá tempo de fazer as tarefas do trabalho no horário normal do expediente, pode ser que esteja faltando na sua rotina um pouco mais de foco e priorização.

Pensando nessa situação, que costuma afligir muitos gestores, vamos trazer algumas dicas para que você consiga organizar melhor seu tempo! Confira!

Separe o tempo para cada atividade

Uma das melhores formas de organizar o tempo de maneira eficiente é separar os períodos que serão gastos com cada uma das atividades do dia. Para isso, liste tudo o que você pretende realizar e separe por turnos: manhã, tarde e noite.

É importante ser realista e não esquecer de contabilizar o horário de almoço e uma pequena pausa para o café, durante a tarde. Se essas pequenas escapadas ficarem de fora do cálculo, ele nunca vai se ajustar ao que de fato ocorre no seu dia a dia.

Essa tarefa tão simples vai contribuir para que você consiga perceber quanto tempo será necessário para cada uma das atividades e ainda se será preciso reorganizar a agenda.

Tenha um espaço de trabalho organizado

Outro aspecto que costuma ser muito negligenciado e que influencia bastante na produtividade de um dia diz respeito ao espaço físico onde o trabalho é desenvolvido.

 Principalmente para quem faz home office, os cuidados nesse sentido devem ser redobrados, já que o próprio ambiente doméstico tende a oferecer muitas distrações que podem facilmente tirar o foco necessário para o trabalho.

Mesmo quem trabalha em escritório deve procurar manter a mesa organizada, sem muitos papéis soltos e acumulados em um canto. É preciso ter uma estação organizada para que as ideias fluam melhor, e, sim, isso parece clichê, mas é pura verdade.

Procure manter o foco na atividade

Ter foco significa dedicar atenção plena e irrestrita ao que está sendo feito e significa também que, nesse momento, você deve ser firme em não permitir que assuntos aleatórios tirem a sua concentração.

E já que estamos falando de foco, é fundamental usar a separação de atividades que mencionamos mais acima, como auxiliar no processo de manter o foco na tarefa que precisa ser desempenhada.

Na prática, funciona mais ou menos assim: você marcou uma hora para fazer determinada função, logo, naquele momento, e talvez até minutos antes do tempo que foi determinado, é preciso estar a postos para fazer o que tem de ser feito. Resumindo, não vale levantar-se para beber água ou papear com os colegas no corredor.

Priorize as tarefas mais urgentes

Uma medida que contribui muito para a organização de tempo no trabalho é sinalizar na agenda de atividades do dia, com uma caneta tipo marca texto, um post it ou qualquer outro recurso, as tarefas que devem ser priorizadas.

As tarefas que prioritárias são assim categorizadas porque são urgentes e, portanto, precisam ser realizadas o mais rápido possível.

Colocá-las antes de qualquer outra função vai garantir mais tranquilidade para o desempenho das demais responsabilidades, além de auxiliar na sua produtividade e desempenho.

Temos certeza de que com as nossas dicas a organização de tempo no trabalho nunca mais será um problema, e as horas extras definitivamente não farão mais parte da sua rotina.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe um comentário contando para nós como você costuma organizar o seu tempo no trabalho e, é claro, se quiser trazer mais dicas, nós agradecemos!

Posts relacionados

Deixe um comentário