Entenda o que é ROI e por que é importante para o empreendedor

3 minutos para ler

Você sabe o que é ROI? Entender esse conceito é fundamental para conseguir identificar se a sua empresa tem tido bons resultados em seus investimentos. Esse controle financeiro é muito importante, pois assim é possível ter uma visão mais ampla dos seus recursos e, consequentemente, melhorar a sua tomada de decisão.

Ao entender o ROI e saber calculá-lo, a sua empresa tem mais chances de se destacar da concorrência, uma vez que você saberá exatamente o que fazer para otimizar os seus resultados.

Neste artigo vamos explicar a você o que é ROI, como calculá-lo e por que ele é tão importante para o sucesso do seu negócio. Acompanhe! 

O que é ROI e como calculá-lo?

ROI significa Retorno sobre Investimento, ou seja, ele é um indicador muito importante que visa avaliar se os investimentos feitos em seus projetos, lançamentos de novos produtos, campanhas de marketing ou qualquer outra iniciativa estão oferecendo o retorno adequado para o seu negócio.

Em suma, podemos afirmar que o ROI auxilia na tomada de decisão, uma vez que essa ferramenta permite avaliar rapidamente os resultados de qualquer ação enquanto ela ainda está em andamento. Dessa forma, o gestor tem a oportunidade de realizar ajustes antes que os prejuízos ocorram, pois eventuais alterações podem ser feitas sempre que ele achar necessário.

Para calculá-lo, a fórmula é bem simples. Veja:

ROI = (ganho obtido — valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial.

Vamos dar um exemplo de um ROI de uma pequena empresa: 

ROI = (50.000 — 10.000) / 10.000

ROI = 4.

Isso significa que o retorno obtido da empresa foi 4 vezes maior que o investimento feito inicialmente.

Qual a importância de calcular o ROI?

O ROI é uma métrica muito importante que mostra se as suas ações têm sido eficientes para cobrir seus gastos e, ainda, promover uma boa lucratividade para o seu negócio. Esse indicador possibilita que a empresa defina metas precisas com base em resultados reais. Inclusive, aponta o tempo que os investimentos levam para oferecer um retorno considerável para cada departamento do seu negócio.

Sendo assim, podemos afirmar que o ROI exerce grande influência nos objetivos da empresa, por isso, ele precisa ser monitorado constantemente.

Quais tipos de dados ele pode oferecer?

O ROI pode oferecer uma variedade de dados importantes para o gestor, entre os principais podemos citar: 

  • avaliação de iniciativas diversas que contribuem para os resultados da empresa;
  • planejamento de metas com base em resultados precisos e reais;
  • identificação do prazo do retorno dos investimentos;
  • acompanhamento próximo das metas de longo prazo, e não somente o resultado imediato;
  • monitoramento do aumento nas vendas e nos lucros da empresa.

Agora você já sabe o que é ROI e porque esse indicador é tão importante para o sucesso da empresa. Lembre-se de usar as informações obtidas nos seus planejamentos futuros. Assim, você estará baseado em dados reais e que realmente contribuirão para o sucesso do seu negócio.

Este artigo ajudou você a entender mais sobre ROI? Quer ter acesso a mais conteúdos interessantes sobre gestão? Então assine agora a nossa newsletter e enviaremos nossas novidades diretamente para o seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário