O que considerar ao escolher a localização estratégica de uma empresa?

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Para alavancar os negócios em nossa empresa sabemos que é necessário avaliar todas as ações a partir de planos estratégicos e, é nesse contexto, que a escolha da localização do escritório será pertinente.

Na escolha da localização estratégica de uma empresa, é necessário avaliar o ponto comercial, seus consumidores e a concorrência. Além disso, existem outros aspectos que, ao serem bem trabalhados, tendem a influenciar de forma positiva os seus negócios e fazer com que você se torne um empreendedor de sucesso.

Conheça abaixo a importância de selecionar de forma estratégica a localização da sua empresa e quais critérios devem ser considerados para fechar a sua escolha! Acompanhe!

Qual a importância da localização estratégica para uma empresa?

Para consolidar o seu negócio, uma das informações mais importantes é a definição da localização dele. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode atuar em qualquer lugar, certo?

Mas se ela estiver no Vale do Silício, região que habita diversas startups, empresas globais de tecnologia, o museu da história do computador e outras companhias extremamente importantes; a história muda, pois a evidência aumenta.

Por isso, é necessário que se faça alguma pesquisa, até que você chegue ao endereço ideal para a localização do seu negócio e obtenha as vantagens que a sua boa escolha pode trazer.

Confira abaixo alguns pré-requisitos devem ser considerados na hora de escolher a localização estratégica da empresa:

Público-alvo

O primeiro passo é avaliar o seu público-alvo. Ao selecionar algumas regiões, verifique se as localizações escolhidas têm clientes em potencial para o seu empreendimento. Além disso, pesquise se a sua proposta pode ser interessante para esse mercado consumidor.

Para essa análise é preciso ter bem definidas quais são as preferências dos seus futuros clientes. Para isso, você pode fazer uma pesquisa de personas, verificando qual a idade média dos seus consumidores, quais são seus problemas, interesses, preferências e o que eles buscam encontrar em uma empresa como a sua.

Concorrência

O estudo da concorrência é importante para escolher a localização e também para o futuro do seu empreendimento. Se é melhor você ficar próximo ou distante do seu competidor dependerá muito das características de seu negócio.

De um modo geral, pesquise quais são os pontos fracos e fortes seus e dos seus concorrentes e investigue o que sua empresa pode trazer de inovação para o público. Toda essa escolha, dependerá muito do tipo de atividade, mas uma análise detalhada da concorrência é de grande relevância.

Facilidade de Acesso

Verifique se o local a ser escolhido tem proximidade e/ou facilidade de acesso a transporte público, notadamente ônibus ou metrô e estacionamentos no local ou redondeza.

Além disso, certifique-se se há conexão com a internet, uma rede de telefonia e atendimento com recepcionista. O ideal é que o local escolhido seja acessível para cadeirantes, para idosos apresentando corrimão nas escadas, para pessoas com necessidades especiais, entre outras questões importantes. Ter presente o compromisso social é algo que agrega valor e constrói uma reputação positiva para a organização.

Fluxo de pessoas

O ideal é que o ponto comercial esteja localizado em ruas ou avenidas que possuam boa circulação de pessoas, com facilidade de acesso a transporte público e a comércio em geral, como restaurantes, farmácias, bancos etc nas cercanias.

Os locais com um elevado fluxo, geralmente, demandam valores mais altos pelos aluguéis. Por isso, se você estiver iniciando no ramo, provavelmente não terá condições de fazer esse investimento tão alto.

No entanto, o mercado traz opções para solucionar esse problema. Você pode alugar escritórios mobiliados e privativos, bem como espaços de coworking, agregando uma ótima localização, menos burocracia para a locação e grande conforto.

Visibilidade da região

Lembra-se do exemplo do Vale do Silício que trouxemos no primeiro tópico desse texto? Ele é um ótimo modelo de visibilidade. Essa região da Califórnia já carrega consigo uma imagem de inovação e tecnologia, por isso, as empresas que investem nesse lugar, adquirem essa mesma visibilidade e imagens positivas.

Da mesma forma, ocorre com os locais que escolhemos para iniciar os nossos negócios. Se buscamos, por exemplo, um prédio que tem uma boa localização, com presença de empresas reconhecidas pelo bom desempenho, que se preocupa com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, com ótima infraestrutura de serviços, recepcionista para orientar os seus clientes etc, você já ganha muito em sua escolha e na imagem de sua empresa.

Segurança

A segurança é um ponto essencial, afinal faz parte do cuidado consigo mesmo, com seus colaboradores e com seus clientes. Verifique as condições do local a ser escolhido, se há segurança 24 horas, se há alarmes, se o local fica fechado durante a noite etc.

Pensando em todas essas condições, uma dica importante para completar a sua escolha, é poder contar com uma empresa especializada em disponibilizar salas comerciais amplas, mobiliadas com móveis de alto padrão e com toda a infraestrutura de serviços que você precisa, sem burocracia e com grande economicidade. Para tanto, você pode avaliar os diferenciais da BESP Times Office e encontrar escritórios mobiliados, privativos e confortáveis, para empresas tanto de pequeno, médio e grande porte.

Lá você encontrará um ambiente pronto para iniciar o seu trabalho, por um preço acessível, com internet, recepcionista, acesso livre, manutenção e telefonia. Tudo com o máximo de facilidade para que a sua organização possa se desenvolver e atingir os seus objetivos.

Sem dúvida, buscar uma localização estratégica é uma ação que cuidará do futuro da sua empresa.

Gostou de nossas dicas? Quer se informar melhor sobre o assunto e conhecer quais são as opções disponíveis? Então entre em contato conosco, estamos disponíveis para auxiliá-lo!

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