A gestão estratégica de pessoas está relacionada ao desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa, aumento da produtividade, cumprimento de metas, gestão proativa da equipe, entre outros.
No post a seguir, descobriremos quais são os 5 pilares fundamentais da gestão estratégica de pessoas e qual é o papel do líder nesse momento. Além disso, também daremos algumas dicas para você melhorar o gerenciamento dos seus colaboradores. Confira!
Quais são os pilares da gestão estratégica de pessoas?
1. Motivação dos colaboradores
O primeiro pilar para o desenvolvimento dos colaboradores é a motivação e o engajamento aos propósitos da empresa. De acordo com a pesquisa da consultoria Right Management, funcionários motivados tendem a aumentar 50% a produtividade.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o principal incentivo para isso, não está relacionado apenas com recompensa salarial, mas também a outros fatores que mostram a importância do colaborador na empresa. Veja alguns exemplos:
- premiação;
- honraria;
- reconhecimento diante da equipe pelo bom trabalho;
- participação na tomada de decisões;
- entre outros.
2. Boa comunicação
A comunicação clara e objetiva é a base de qualquer negócio de sucesso. O gestor deve transmitir suas ideias e pensamentos de modo transparente para a equipe, de modo que todos compreendam e saibam o seu papel na empresa.
Companhias que conseguem alcançar bons resultados não funcionam na base do monólogo, no qual apenas o líder tem voz, mas estimulam a comunicação em mão dupla.
Em outras palavras, é importante incentivar os funcionários a expressarem suas opiniões e sugestões sobre projetos, estratégias, condições de trabalho etc. A cultura do feedback, de ambas as partes, deve prevalecer na organização para que todos alcancem seus objetivos.
3. Competências e conhecimentos
As pessoas têm competências e níveis de conhecimento diferentes. Em um negócio, o líder tem o dever de gerenciar as diferentes habilidades dos colaboradores, observar e avaliar desempenho, direcionar demandas específicas e desenvolver aqueles que ainda não estão preparados para receber certas tarefas.
No fim, a gestão das competências tem o objetivo de otimizar o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe visando melhorar os resultados do negócio.
4. Trabalho em equipe
Quando os profissionais se unem para atingir um objetivo, a chance de sucesso é muito maior. É por isso que a gestão estratégica de pessoas deve sempre prezar pelo trabalho em equipe.
Para que isso aconteça, cada colaborador deve entender a importância da sua função no processo e ter a nítida percepção de que a qualidade de seu trabalho tem a capacidade de impactar de forma positiva ou negativa o resultado — tanto da equipe quanto da empresa.
5. Desenvolvimento pessoal e profissional
O mercado e a tecnologia estão sempre mudando e para as empresas acompanharem essa transformação, seus colaboradores devem estar também em constante desenvolvimento pessoal e profissional.
Sendo assim, é importante investir em diferentes treinamentos para aumentar a capacitação da equipe e estimular a melhoria contínua. Em que pese o aprendizado da parte técnica ser essencial, não deixe de lado o treinamento para o desenvolvimento humano e comportamental, focado em melhorar relações interpessoais, trabalho em equipe, criatividade etc.
Qual é o papel do líder nesse momento?
Por ser o principal responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio, o líder tem o papel de desenvolver competências outras para gerenciar a organização: é preciso ter em mente empatia, humildade, sociabilidade etc.
Além de elaborar estratégias para manter as equipes motivadas e alinhadas ao objetivo empresarial, o líder deve cultivar a sensibilidade de saber ouvir e buscar compreender, no que for pertinente, as pessoas que trabalham ao seu lado. Assim, ao mesmo tempo que estimula atitudes profissionais, ele tem que servir de exemplo para o restante da equipe.
Como promover a gestão estratégica de pessoas?
Contrate talentos para a sua equipe
A seleção de empregados deve ter foco na escolha de pessoas qualificadas para a função, observando-se tanto as competências profissionais como as comportamentais requeridas.
Integre os profissionais
A integração dos colaboradores é considerada um dos fatores que mais potencializam os resultados de uma empresa. A partir do momento que os funcionários se transformam em um time, eles passam a ter mais compromisso e foco no cumprimento de metas.
Sendo assim, não deixe de incentivar momentos de união, tais como: treinamento em grupo, comemoração de datas especiais, entre outros.
Estabeleça metas inteligentes e desafiadoras
É válido ressaltar que uma meta precisa se basear em algumas características para ser eficiente. Ela deve ser:
- relevante: que gere o crescimento da empresa;
- alcançável: que seja possível de atingir no prazo determinado;
- temporal: que tenha um tempo limite;
- específica: que seja clara e objetiva;
- mensurável: que seja capaz de apurar resultados.
Acompanhe as principais métricas
É papel do gestor acompanhar as métricas para identificar o desempenho da equipe e, a partir disso, tomar decisões importantes — como treinar, reciclar, oferecer promoção e eventualmente até mesmo realizar o desligamento da empresa.
Como pode ver, a gestão estratégica de pessoas tem vários pilares que precisam ser seguidos para o sucesso da organização. A prática de motivar, capacitar e estimular a boa comunicação e o trabalho em equipe entre os colaboradores é um dos papéis mais importantes da liderança e, caso seja feita da forma pertinente, tem o potencial de trazer grandes resultados para o negócio.
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