Descubra quais serão as principais características dos escritórios do futuro

5 minutos para ler

O ambiente corporativo vem passando por modificações em sua estrutura física e nas relações profissionais. Por isso, é tão importante pensar nos espaços de trabalho e em suas transformações gradativas, visando o bem-estar do trabalhador e os bons resultados para as empresas.

Muitas dessas mudanças têm acontecido devido à transformação digital, às fintechs e startups, cultura data driven, entre outros. Essas são empresas e sistemas com estruturas inovadoras que reconhecem no capital humano o seu maior investimento. Sendo assim, sabem que todo o trabalho só pode ser produtivo se o ambiente estiver favorecendo. 

Se quer se informar sobre os escritórios do futuro e as relações de trabalho, continue a leitura e veja como você pode fortalecer os valores da sua empresa e criar um bom ambiente corporativo!

O ambiente corporativo em evolução

Com o encontro das gerações X, Y e Z, muitas mudanças estão acontecendo, principalmente, pela influência da última geração. O meio corporativo preza cada vez mais pela horizontalidade, flexibilidade e pelo trabalho colaborativo e criativo.

Pensar e planejar como serão os próximos escritórios é um movimento que muitas empresas vêm colocando em suas metas. No entanto, elas reconhecem a necessidade de encontrar especialistas que auxiliem nessa questão.

Para os escritórios do futuro, por exemplo, as empresas poderão encontrar um espaço mobiliado do tamanho que precisar e por quanto tempo for necessário. Não haverá a necessidade de um contrato de locação ou mesmo as garantias de praxe, como seguro e fiador.

Caso haja uma mudança na demanda com o passar do tempo, a empresa poderá trocar de escritório com facilidade, diminuir ou aumentar as salas, sem burocracias ou multas. Dessa forma, o cliente entrará com o foco em seu negócio e não precisará lidar com investimentos em móveis, recepcionista, telefonia, contratação de internet, limpeza e outros pormenores que aumentam as burocracias.

Características dos escritórios do futuro

O escritório atualmente deixou de ser apenas um espaço de trabalho e passou a ser um espaço para o envolvimento em comunidade. Inclusive, por isso, muitas empresas têm investido em espaços compartilhados e que estejam 100% alinhados com as evoluções tecnológicas.

Uma das principais ideias dos escritórios do futuro é fazer com que todos, de fato, sintam-se confortáveis e seguros no ambiente de trabalho, para que estejam inspirados ao realizar suas tarefas. E, dentro desse aspecto, muitas são as características que influenciam, e elas estão presentes justamente nos escritórios do futuro, veja quais!

Contratos flexíveis

Os contratos de locação das salas compartilhadas são mais simples do que se imagina. Não há obrigatoriedades ou amarras. No escritório do futuro todo o serviço administrativo do espaço físico é realizado pela empresa de locação.

Além disso, caso o cliente veja que é necessário fazer alguma contenção de gastos, basta procurar por uma sala com menos postos. Ou, pelo contrário, se a empresa precisar contratar mais funcionários, é possível procurar por salas maiores. Tudo de forma descomplicada e rápida.

Maior presença de tecnologia

O progresso tecnológico é a influência mais intensiva para as transformações dos escritórios do futuro. Todas as mudanças trazidas pelos últimos avanços têm pedido do mercado uma estrutura nova e rápida. Os escritórios com salas compartilhadas já trazem conexão com a internet, salas de reunião, auditório, sala de treinamento. Assim, você terá a liberdade de pagar apenas pelo que usar.

Funcionários do futuro e trabalho remoto

As gerações Y e Z estão promovendo diferentes visões para o mercado de trabalho. Por essa razão, é necessário pensar nos funcionários do futuro e quais serão as suas principais caraterísticas para que o trabalho seja realizado de forma satisfatória.

Entre elas estão o trabalho remoto, ou seja, a possibilidade de realizar contratos pequenos com as empresas e oferecer atividades freelancer. Essa flexibilidade é muito atrativa para alguns profissionais e tem se transformado em uma tendência no mundo.

Neste caso, o cliente pode locar salas privativas, mobiliadas e pelo tempo que precisar para realizar as suas atividades individuais. Assim, você poderá pagar apenas pelo que usar e por quanto tempo usar, tornando a economia muito maior.

Compartilhamento de espaços e serviços

Os espaços compartilhados cresceram muito ultimamente. A economia financeira e menos burocrática tem atraído cada vez mais clientes. No escritório do futuro, o profissional terá o espaço privativo para desempenhar suas funções e os custos serão reduzidos, pois os valores dos serviços comuns serão compartilhados.

É importante destacar que todas essas mudanças no escritório do futuro envolvem ambiente físico e relações humanas. Por isso, a incorporação desses novos formatos deve ser coerente e com auxílio de profissionais e não deve, portanto, ser feita apenas por modismo, mas sim buscando o crescimento e o desenvolvimento dos valores empresariais.

Notou como os escritórios do futuro são importantes? Se você gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário