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Como manter clientes neste período de pandemia e evitar prejuízos? - Blog Times Office Como manter clientes neste período de pandemia e evitar prejuízos? - Blog Times Office

Como manter clientes neste período de pandemia e evitar prejuízos?

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A pandemia da COVID-19 obrigou muitos negócios a fecharem suas portas por um período para contribuir com o isolamento social e a diminuição do contágio em massa. Com isso, os profissionais tiveram que se reinventar para conseguir manter seus compromissos em dia sem deixar de prestar atendimento aos seus clientes.

Embora a flexibilização da quarentena já seja uma realidade em nosso país, muitas pessoas foram afetadas, as quais se viram desempregadas e até mesmo obrigadas a se afastar do trabalho por pertencerem ao grupo de risco.

Levando isso em consideração, saber como manter clientes é fundamental para permanecer firme no mercado. Não sabe por onde começar? Continue a leitura deste artigo porque trouxemos dicas importantes sobre o assunto. Confira!

Mantenha contato

Fazer com que o cliente retorne é fundamental para superar um momento de crise. Para isso, é de suma importância que você mantenha contato com ele. Isso pode ser feito de diversas formas. Entregar um cartão fidelidade que dá direito a descontos em compras futuras é uma maneira interessante de incentivá-lo a retornar.

Além disso, é possível usar outros canais de comunicação, como e-mail e WhatsApp, para comunicá-lo sobre eventuais lançamentos, ofertas e até mesmo parabenizá-lo em uma data especial.

Mude os processos

Mudar a forma de oferecer os seus serviços ou produtos é uma maneira de manter seu cliente por perto sem que ele se sinta obrigado a adquirir o que você oferece. Apesar da situação atual ser um tanto quanto preocupante, não há nenhum problema de falar sobre o seu produto, principalmente se ele for de grande utilidade para o seu público.

Nesse momento, você pode fazer uso das redes sociais para entregar conteúdos de valor que aproximam você de seus clientes e, ainda, auxiliam na divulgação da sua marca. Eles podem ser entregues em forma de vídeos, tutoriais e até mesmo consultorias.

Humanize e personalize o atendimento

Devido ao distanciamento social, as pessoas tiveram que tomar ações que inviabilizam o contato direto com terceiros, a fim de garantir a sua proteção. O uso de máscara, por exemplo, é indispensável para evitar o contágio. 

Apesar dessas exigências importantes impedirem um contato mais próximo com os seus clientes, saiba que ainda é possível humanizar e personalizar o atendimento. O fato de você cumprir as exigências do Ministério da Saúde mostra a sua preocupação com o cuidado e bem-estar do seu público. 

Sendo assim, ao encontrar com o seu cliente, seja sempre cordial, solidário e preste um atendimento de excelência. Olhar nos olhos dele é fundamental para estabelecer um vínculo de confiança no momento da conversa.

Faça reuniões presenciais com toda a segurança

Existem alguns casos em que as reuniões presenciais são essenciais para o andamento de um projeto. No entanto, vale destacar que não há problemas em realizá-las, desde que você tome as medidas de segurança necessárias.

A BESP Times Office, por exemplo, oferece salas privativas que podem ser alugadas para reuniões específicas pelo prazo de um mês. Isso facilita o contato com o cliente, o que ajuda a manter a parceria.

No momento da reunião, não esqueça de abrir bem as janelas para o ar circular, disponibilizar álcool em gel, fazer uso de máscaras e evitar ao máximo o compartilhamento de objetos.

Além de saber como manter clientes, você precisa estar preparado para o período pós-pandemia. Embora ainda seja muito cedo para afirmar o que será do futuro das empresas, é importante ter um planejamento que visa melhorar os seus resultados e contribuir para o crescimento do seu negócio.

Para ajudar você nesse momento, separamos um artigo que explica por que a sua empresa precisa de um planejamento pós-pandemia. Confira!

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