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Como lidar com os funcionários em tempos de crise? Confira 4 dicas!

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A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças para as empresas. Todos foram pegos de surpresa e se viram forçados a adotar medidas rigorosas de distanciamento social. Nesse sentido, além de ter que criar estratégias para manter seu negócio em bom desenvolvimento, você precisa saber como lidar com os funcionários em tempos de crise, uma vez que eles também estão preocupados com a sua estabilidade profissional.

Embora toda essa situação seja algo novo que o mercado está enfrentando, é importante que você use essa fase como aprendizado para manejar melhor esses períodos no futuro. Acredite, você sairá muito mais forte dessa crise do que imagina.

E para ajudá-lo a saber como lidar com os funcionários em tempos de crise, listamos 4 dicas indispensáveis que você precisa aplicar o quanto antes. Veja quais são elas!

1. Confira a legislação trabalhista

O Governo Federal decretou na Medida Provisória nº 927/2020 algumas alternativas trabalhistas às quais os empregadores podem recorrer enquanto a pandemia do coronavírus não cessar. Como o nome já diz, a medida tem prazo para acabar, pois as regras são válidas até 31/12/2020. Nesse sentido, algumas medidas que as empresas podem adotar são:

  • o teletrabalho;
  • a antecipação de férias individuais;
  • a concessão de férias coletivas;
  • o aproveitamento e a antecipação de feriados;
  • o banco de horas;
  • a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;
  • o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço — FGTS.

2. Ofereça um ambiente seguro

Além de oferecer um ambiente de trabalho agradável, que incentive o bom relacionamento entre os colabores e o aumento da produtividade, você também deve oferecer a eles um ambiente seguro. Afinal, ninguém está imune ao contágio da COVID-19. Nesse sentido, algumas medidas importantes são:

  • incentivar a lavagem frequentemente das mãos, principalmente após contato direto com terceiros;
  • disponibilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • exigir o uso constante de máscaras;
  • disponibilizar álcool em gel para otimizar a higienização etc.

3. Mantenha sua equipe motivada

Esse é um período difícil para todos, tanto para o empregador quanto para os funcionários. No entanto, nesse momento é preciso motivá-los a desempenharem o seu papel da melhor forma possível, pois os seus colaboradores são peças fundamentais para que o negócio alcance o sucesso desejado. Portanto, nada melhor do que motivá-los todos os dias.

Para isso, você pode oferecer a eles incentivos que farão com que se sintam importantes dentro da organização. Esses incentivos não precisam estar relacionados diretamente a um retorno financeiro, mas sim a pequenos gestos que fazem com que o colaborador sinta que vale a pena continuar se dedicando, como feedbacks positivos, folgas, pequenas confraternizações após o expediente em um dia da semana etc.

4. Corte gastos

Em meio à crise você não pode manter seus gastos nas alturas, ou seja, alguns privilégios precisam ser cortados para ter recursos suficientes para enfrentar impactos como queda nas vendas. Analise com cuidado o seu fluxo de caixa e identifique quais gastos podem ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos. Dessa forma, você consegue otimizar seu orçamento para manter seus compromissos em dia.

Agora você já sabe como lidar com os funcionários em tempos de crise. Uma dica para reduzir custos de maneira eficiente é terceirizar alguns serviços da sua empresa. Inclusive, você pode até mesmo economizar no aluguel, sabia? A BESP Times Office oferece salas privativas e espaços compartilhados por um valor muito mais acessível que o aluguel tradicional. Vale a pena avaliar essa opção!

Falando em economia, que tal conhecer as vantagens da terceirização de serviços de escritório? Confira este artigo sobre o assunto que separamos para você. Boa leitura!

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