Veja como fazer networking profissional e as vantagens de explorar essa prática

4 minutos para ler

Você sabe como fazer networking? Bom, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não é apenas conhecer pessoas e trocar informações, mas sim construir amizades e relações profissionais que contribuam para a carreira.

Praticar o networking é trabalhar sua rede de contatos. Trata-se de uma ferramenta que vem ganhando destaque cada dia mais, embora não seja nova. Ela viabiliza a construção de relações com pessoas e profissionais do seu entorno.

Para crescer na carreira, não basta ser um bom profissional. É preciso também aprender como fazer networking. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as vantagens dessa prática? Continue acompanhando e confira!

O que é networking?

Networking, conhecido também como “rede de contatos”, é um modo de cultivar relações profissionais em vários ambientes e usar essas relações para algum objetivo maior. Seja para estreitar negociações comerciais, fortalecer as amizades, seja para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Simplificando, podemos dizer que network é uma rede de pessoas que trocam experiências, informações, conhecimento e ideias entre si, gerando benefícios para todos os envolvidos.

Para que serve?

Uma sólida rede de relacionamentos é útil em diferentes aspectos: aprofundar relações com clientes, obter informações relevantes, desenvolver a carreira, tornar a empresa ou uma ideia de negócio mais conhecida, detectar oportunidades de negócio, aumentar a visibilidade do profissional e, por fim, vender.

Quais são as vantagens de fazer networking?

Veja, a seguir, as principais vantagens de fazer networking!

Fortalecimento das relações profissionais

Networking é sobre ajudar uns aos outros rumo às metas e sobre a formação de confiança. Trata-se de estratégia que ajuda a fortalecer cada vez mais o relacionamento. Ao fazer isso, você valoriza a assistência recíproca, assim, quando precisar de ajuda, vai sempre ter alguém e, claro, vai poder ajudar também.

Troca de ideias e de novidades da área

A troca de informações sobre as experiências, ideias, novidades e desafios é um dos principais benefícios do networking, pois permite que você ganhe e compartilhe novos conhecimentos. Adicionalmente, oferecer ideias úteis para um contato, é uma excelente forma de construir sua reputação.

Possibilidade de expandir os horizontes profissionais

Novos contatos são capazes de trazer como consequência novas oportunidades para que você possa expandir seus horizontes profissionais. Engana-se quem pensa que essas oportunidades se relacionam somente com a chegada de novos parceiros ou clientes.

As idéias também podem se enquadrar nessa vantagem do networking. Há estratégias adotadas por outras empresas que você pode nem ter cogitado implantar no seu negócio.

Melhoria do seu perfil

Ser notado e ser visível são benefícios do networking fundamentais na construção de carreira. Participar regularmente de eventos profissionais e sociais vai ajudar a se tornar um rosto bem conhecido. Então, você pode construir a sua reputação como confiável, experiente e de suporte, oferecendo dicas ou informações úteis para as pessoas.

Mas, afinal, você sabe onde é possível fazer o networking? Antes de tudo, é preciso ter um blog/site/portfólio online e estar presente de modo ativo nas mídias sociais. Pode ser que o cartão de visitas seja algo ultrapassado, mas saiba que é uma maneira bem prática de ser lembrado e de buscar parcerias.

Além disso, você precisa fazer uma relação de eventos da sua área e participar sempre que possível. Por fim, vale destacar que os diversos espaços ou tipos de coworkings, inclusive, escritórios mobiliados com compartilhamento de serviços, são muito úteis para fazer networking, pois neles idéias, informações e até mesmo projetos são impulsionados constantemente. Não se esqueça de que os coworkings refletem a escolha de novos empresários, de uma ampla variedade de segmentos e portes, que buscam empreender com grande eficiência e menores gastos.

Agora, voce sabe que fazer networking, compreende uma estratégia que deve ser usada por qualquer pessoa que tenha o objetivo de se desenvolver profissionalmente. Com ele, você pode ganhar conselhos de empreendedores que já estão estabelecidos no mercado, além de ações implantadas em seus negócios que você pode utilizar em sua empresa.

E então, gostou do texto? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam mais sobre networking!

Posts relacionados

Deixe um comentário