Conheça as vantagens do coworking!

6 minutos para ler

As empresas do século XX preferiam manter seus próprios escritórios individuais, no entanto, hoje em dia, os modelos de negócio têm sofrido muitas transformações. O ambiente de trabalho está em transformação, e as empresas notam o poder que a tecnologia está impondo cada vez mais no mercado e, por isso, se adaptam a ela. Entre essas realidades, não podemos deixar de falar sobre o coworking. Você já conhece os benefícios do escritório compartilhado? Neste texto vamos falar sobre eles.

Apesar de muitas pessoas acharem o contrário, a indústria coworking é relativamente jovem. Contudo, ela vem crescendo de modo substancial no mundo todo e conta com um enorme potencial de expansão. Aqui no Brasil não é diferente: a quantidade de escritório compartilhado só aumenta.

Ficou curioso e quer conhecer as principais vantagens do coworking? Então, continue acompanhando o texto e aproveite! Boa leitura!

Facilidade na limpeza

Manter o espaço em ordem e com uma limpeza impecável é fundamental para que as pessoas possam desenvolver seus trabalhos do melhor modo possível. Pois, então, a boa notícia é que os donos dos escritórios compartilhados estão sempre preocupados em fazer com que o ambiente seja o mais limpo e agradável para deixar todos satisfeitos. Ou seja, não há a necessidade de se preocupar com a limpeza do local, muito menos de ter um custo a mais com a contratação de um funcionário para isso.

Otimização dos gastos

Um ponto que devemos destacar é que os escritórios compartilhados são bem mais em conta do que os escritórios tradicionais. Afinal, por que isso ocorre? Ocorre principalmente por causa do uso muito mais eficiente da infraestrutura, uma vez que os espaços são bem equipados, com todos os móveis instalados, com serviços de secretariado, internet de qualidade, cozinha compartilhada e muito mais.

Todos sabem que é bem caro manter tudo isso em um escritório próprio, não é mesmo? Além do mais, pode ser sinônimo de vários espaços ociosos, e um bom exemplo são as salas de reunião, que podem ser usadas poucas vezes no mês. Reduções e aumentos de times também são muito mais frequentes, e é claro que manter o equilíbrio financeiro passa a ser um desafio a mais.

Facilidade no contrato

A locação desses espaços compartilhados é extremamente prática, pois não há a necessidade de lidar com as burocracias e com as barreiras de um contrato convencional. Os empreendedores podem contratar salas pelo número de postos de trabalho e também pelo tempo que desejarem. Por exemplo, em grande parte desses escritórios compartilhados, é possível alugar uma sala somente para fazer uma reunião de poucas horas.

Assim, nesse tipo de escritório, você consegue aproveitar os benefícios de um ambiente empresarial, impressionar seus parceiros e clientes e ainda não tem que lidar com burocracias. Sem dúvidas, é uma facilidade que todo empresário sonha para otimizar seu trabalho.

Possibilidade de escolher facilmente onde trabalhar

Com os escritórios compartilhados, há a opção de o grupo poder escolher qual o melhor lugar para trabalhar, já que algumas empresas que desenvolvem essa atividade contam com várias opções em seus endereços. Graças a essa possibilidade, vários profissionais vão pensar em conciliar as melhores localizações com as que possibilitam uma facilidade de acesso maior às suas residências, assim, vão ter uma qualidade de vida bem melhor.

Maior produtividade para a equipe

O contato entre as equipes, os líderes e os colaboradores é essencial para que todos possam se manter bem alinhados em seus objetivos, oferecendo ao grupo um dia movimentado, inspirador e produtivo. Quando o espaço é preparado para o trabalho do dia a dia e, ao mesmo tempo, acolhedor, os funcionários se sentem muito mais valorizados e motivados a executar suas tarefas com todo comprometimento e responsabilidade.

O ambiente corporativo inspirador e a troca de experiências são o grande segredo para que o colaborador não sofra com algumas interrupções que podem acontecer no home office, por exemplo. Sem contar que os modelos de compartilhamento de espaços são extremamente flexíveis, contando ainda com as opções de salas privativas para aqueles casos que precisam de um raciocínio lógico e de um trabalho criativo.

Melhor localização comercial

Na maioria das vezes, os escritórios compartilhados têm uma localização bastante privilegiada, contando ainda com estacionamento para clientes em zona comercial. É óbvio que isso coloca a sua empresa em evidência.

Normalmente eles vão localizados em um prédio atraente com vários elevadores e portaria para identificação, o que é ideal para vários tipos de profissionais. Para algumas empresas, é muito importante ter todas essas características, afinal de contas, é um belo cartão de visitas, uma vez que têm um visual profissional e convidativo.

Aumento da rede de contatos

Decidir pela contratação de um escritório compartilhado pode ser muito bom para seu networking, já que esses espaços compartilhados podem ser ótimos cenários para fechar parcerias comerciais promissoras.

Como nesse cenário, você vai passar a conviver com profissionais de diversas áreas, seu horizonte de possibilidades se abre, aumentando, assim, sua rede de contatos e descobrindo ideias que antes podiam parecer incogitáveis ou absurdas.

Bom, como você pôde conferir, a implantação do modelo de escritório compartilhado é uma iniciativa que tem se sido uma grande tendência de forte crescimento graças ao seu custo reduzido e estrutura adequada para receber os vários perfis de trabalhadores autônomos e empresas.

Lembre-se de que é fundamental contar com uma empresa que supra todas essas características que citamos, para otimizar seu investimento. A BESP-Times Office, por exemplo, é uma alternativa de confiança, pois oferece prédios estruturados e um excelente custo-benefício.

Além disso, com a BESP, você vai conseguir encontrar uma estrutura agradável para desenvolver seu negócio, com responsabilidade social, qualidade de vida e postos de trabalho confortáveis e amplos, oferecendo a oportunidade de contar com uma estrutura melhor e extremamente inovadora.

Enfim, os benefícios escritório compartilhado são muitos e essa opção pode ser exatamente o que estava faltando para sua empresa avançar para o próximo nível. Depois de viver a flexibilidade, a economia e a praticidade que são proporcionadas por esse ambiente, seus colaboradores vão se tornar muito mais produtivos e comprometidos com os resultados do negócio. 

Gostou de conhecer os grandes benefícios em investir em um escritório compartilhado? Ficou interessado e quer aproveitar essa oportunidade? Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre nossas instalações!

Posts relacionados

Deixe um comentário