Como o espaço influencia no ambiente de trabalho produtivo?

4 minutos para ler

O ambiente de trabalho é muito mais do que o conceito de espaço físico. Além de contar com a infraestrutura interna e seus equipamentos, ele é composto por um conjunto de fatores culturais, sociais e psicológicos que afetam o cotidiano da empresa.

Se você quer um ambiente de trabalho produtivo, a fim de melhorar os resultados da organização, não basta apenas investir em cadeiras confortáveis e mesas espaçosas, mas também em um clima organizacional favorável para a equipe.

Um espaço saudável tem o potencial de aumentar a produtividade e, consequentemente, a entrega de trabalhos de alto nível e eficiência. A seguir, além conferir dicas sobre como manter um bom ambiente na sua empresa, também mostraremos porque escritórios compartilhados podem melhorar o dia a dia corporativo. Boa leitura!

Como manter um bom ambiente de trabalho?

1. Incentive relações interpessoais

O ambiente de trabalho de uma empresa está diretamente ligado às relações interpessoais. A partir do momento que os funcionários começam a ter problemas de relacionamento entre si — ou com a liderança —, o espaço se torna mais estressante e os colaboradores perdem produtividade.

Em contrapartida, em ambientes com grande nível de colaboração e amizade, a produtividade e o rendimento são muito mais evidentes, já que a equipe se sente confortável e satisfeita com as condições de trabalho, bem como em superar desafios.

Integrar os membros da empresa, por meio de eventos corporativos ou treinamentos em grupo, por exemplo, é uma boa estratégia para incentivar o estreitamento de laços. Além de favorecer a boa convivência e o trabalho em equipe, relações interpessoais mais fluídas beneficiarão a empresa e aumentarão seus resultados.

2. Invista no espaço físico

Além de prezar pelo bom relacionamento dos membros da equipe, a condição do ambiente físico também é um fator que deve ser considerado para melhorar o local de trabalho e a produtividade.

Um lugar confortável, equipado, com iluminação, ventilação e com boas tecnologias é algo essencial para a execução das atividades diárias. A infraestrutura deve ser bem planejada para evitar o estresse dos colaboradores por causa de problemas operacionais. Um ambiente físico de qualidade tende a aumentar a satisfação dos seus funcionários, levando a um maior rendimento.

3. Seja participativo

Outro fator que afeta diretamente o ambiente de trabalho é a participação ativa da liderança. Superiores que não tratam os subordinados com respeito, cordialidade e não são presentes causam frustração e afetam o cotidiano do trabalho.

O verdadeiro líder está sempre presente para motivar a equipe e guiá-la para o próximo objetivo. Ele tem consciência que a melhor forma de liderar e influenciar positivamente a equipe é servindo de exemplo — ou seja, sendo um profissional engajado, produtivo e que sabe trabalhar em equipe.

A participação direta na execução de tarefas influencia os funcionários a se dedicarem ainda mais, melhorando a produtividade e o clima da organização.

Por que salas compartilhadas podem impactar os resultados do negócio?

Como pode ter visto, um bom ambiente organizacional é construído à base da satisfação dos membros da equipe. Quanto mais estiverem satisfeitos com a infraestrutura, seus colegas e as condições de trabalho, maior será o engajamento, a produtividade e a qualidade do trabalho.

É por isso que salas compartilhadas ou salas privativas com compartilhamento de espaços têm se tornado uma grande tendência nos últimos anos. Segundo dados do Censo Coworking Brasil, mais de 214 mil pessoas trabalham em escritórios compartilhados atualmente. Os principais motivos desse sucesso envolvem: baixo custo, networking e estrutura interna eficiente.

Além da possibilidade de conhecer outros profissionais que podem colaborar estrategicamente com seu negócio, os famosos coworkings e tambem as salas privativas com espaços e serviços compartilhados oferecem excelentes condições físicas para criar um bom clima organizacional e melhorar o rendimento do trabalho.

Manter o ambiente de trabalho produtivo não é uma tarefa tão difícil como parece. O melhor caminho é oferecer boas condições físicas para que os colaboradores não tenham que enfrentar problemas operacionais, aperfeiçoar suas características de liderança e incentivar o bom relacionamento dentro da empresa.

Gostou das dicas de como melhorar o ambiente de trabalho? Então, aproveite para entender o conceito de salas privativas com espaços compartilhados e como elas podem melhorar seu rendimento no dia a dia!

Posts relacionados