3 dicas simples para melhorar a produtividade na sua empresa

3 minutos para ler

Sabe aquela pausa para olhar o Facebook ou o Instagram no celular e dar uma relaxada, quando você está no trabalho? Não se sinta culpado ou menos competente por isso. Reduzir o ritmo no dia a dia pode, sim, ser um instrumento poderoso para melhorar sua produtividade.

É o que apontam diversas pesquisas pelo mundo, como a realizada em 2017, no Reino Unido, pela empresa de inteligência de negócios Xoomworks. 74% dos mais de 1 mil profissionais respondentes revelaram que passam mais de 30 minutos do dia procrastinando, e que o ato é essencial para melhorar sua performance.

Ter a oportunidade de fazer pausas durante a rotina não só dá uma oxigenada no raciocínio e nas tarefas, como, também, traz qualidade de vida. E isso se reflete no ambiente de trabalho, em como a empresa é vista no mercado e, consequentemente, na lucratividade do negócio.

É o que apontou um estudo global da Sodexo, uma das gigantes em serviços de alimentação e gestão de facilidades. Foram entrevistados cerca de 5 mil líderes de pequenas e médias empresas, de países como Brasil, França e Índia. Desses, 70% disseram acreditar que a qualidade de vida está totalmente ligada a rentabilidade do negócio em que atuam.

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas de como oferecer um ambiente mais leve na sua empresa, focando na produtividade dos colaboradores.

1. Ofereça um ambiente divertido

Diversão, aqui, não deve ser encarado como sinônimo de festa. Na verdade, a ideia é que você construa um ambiente leve e tranquilo para as relações profissionais.

Estimular pequenas pausas ao longo do dia, além de um clima mais informal, porém focado em resultados, vai ajudar bastante. É o que fazem empresas de sucesso, como Google e Nubank, em seus escritórios. Inspiração melhor não há, certo?

2. Incentive o bom humor

Esta é uma dica que deve ser adotada mais como uma filosofia de clima organizacional. Um ambiente muito sério e carregado trava as relações interpessoais, impactando diretamente na produtividade individual e de equipes. 

Por isso, promover um ambiente bem-humorado e positivo é tão importante. Vale destacar que esse tipo de atitude deve partir dos gestores, ou seja, deve ser algo de cima para baixo. Sim, líderes têm um grande poder de influenciar as pessoas.

Lembre-se: os bons momentos no trabalho são potenciais para construção de relações saudáveis, comprometimento e, claro, maior produtividade.

3. Tenha um local próprio para descontração

Já deu para entender que criar um clima leve ajuda na produtividade. Um plus nesse sentido é ter um local reservado para as pausas do dia a dia – só que nem toda a empresa o possui. 

Por isso, os escritórios mobiliados para alugar da BESP Times Office oferecem o Business Lounge, um espaço próprio para aquela hora de um papo mais descontraído, acompanhado de um bom café, capuccino ou chá. Você pode, ainda, realizar coffee breaks privativos com seus funcionários.

O local também possui machines com lanches naturais, chocolate, salgadinhos e refrigerante, quando bate aquela fome. Bacana, não é mesmo?

Posts relacionados

Um comentário em “3 dicas simples para melhorar a produtividade na sua empresa

Deixe um comentário